A terra voltou a tremer na segunda-feira (28/12/2012),
em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, atingindo a
magnitude de 2,1 na escala Richter, conforme divulgado pelo
Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
Foi o sexto abalo registrado pela UnB desde 19/5/2012,
quando a magnitude medida por sismógrafos atingiu 4,5. Oito
casas foram interditadas pela defesa civil em uma comunidade
na periferia da cidade. Os tremores de menor intensidade que
se seguiram desde então são comuns após o registro de um
abalo de maior intensidade, segundo a UnB. Por isso os
geólogos já tinham previsto essa possibilidade. Nos cinco
tremores seguintes — com escalas de 3; 2,9; 2,7; 2,6 e 2,1,
respectivamente —, não houve registro de danos. Segundo o
Observatório da UnB, moradores de Montes Claros relataram
que sentiram a terra tremer. Os geólogos da UnB estão
estudando os abalos sísmicos que ocorrem em Montes Claros
desde 2008. O governo de Minas pediu ajuda também a
especialistas do Japão. Há uma falha geológica na região
mineira.
Paulo Peixoto. Novo tremor de terra é registrado em Montes Claros. In: Folha de S.Paulo, 29/5/2012. Internet: www1.folha.uol.com.br (com adaptações).
A palavra “periferia” (l.8) designa a região central da cidade de Montes Claros.