Adolescente de 15 anos, lúcido, com capacidade de discernimento, comparece ao ambulatório desacompanhado. Durante a consulta, relata episódios vagos de agressões em casa, sem desejo de detalhar completamente os fatos. Ao exame físico, o médico observa equimoses em diferentes estágios de evolução, levantando suspeita de violência doméstica. O paciente pede que o médico não comunique ninguém, pois teme represálias. Qual é a conduta correta?