Foram encontradas 49.815 questões.
Um paciente transplantado renal em uso de tacrolimo
apresenta aumento progressivo da creatinina após introdução
de um antifúngico azólico. O farmacêutico analisa que o
paciente também utiliza outros medicamentos metabolizados
pelo CYP3A4. A principal preocupação, no caso apresentado, é
que ocorra:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
- Farmácia Hospitalar
- FarmacologiaFarmacologia de Doenças do Sangue, Inflamação, Dor e Gota
- FarmacologiaFarmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico
Em uma unidade de cuidados paliativos, um paciente com
dor oncológica intensa utiliza morfina de liberação prolongada
associada a benzodiazepínico para controle de ansiedade. Após
aumento da dose analgésica, apresenta sonolência intensa,
depressão respiratória e redução do nível de consciência.
O farmacêutico é chamado para avaliar a farmacoterapia.
Considerando a segurança no uso de opioides, a conduta
adequada corresponde a:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Um hospital recebeu diversas notificações espontâneas de
alterações hepáticas após a introdução de um novo medicamento.
Parte da equipe defendeu desconsiderar os relatos por não
haver confirmação definitiva da relação causal. O farmacêutico
responsável argumentou que a análise deve seguir princípios
de farmacovigilância. Nessa situação, a conduta correta a ser
seguida consiste em:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Durante uma auditoria farmacoterapêutica, foi identificado
que alguns pacientes hospitalizados recebiam medicamentos
potencialmente inapropriados para idosos, aumentando ocorrência
de quedas, confusão mental e internações prolongadas. O
farmacêutico foi acionado a avaliar a situação conforme os
princípios de prevenção de iatrogenias. Após avaliação, o
farmacêutico recomendou como medida:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Em uma clínica de infectologia, um paciente em tratamento
com tetraciclina apresenta falha na resposta terapêutica. Na
entrevista farmacêutica, ele relata ingerir o antibiótico junto com
leite e derivados, para reduzir o desconforto gástrico. Considerando
a interação alimento-medicamento, a recomendação adequada,
para esse caso, será:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Um paciente com hipotireoidismo utiliza levotiroxina pela
manhã e relata tomar o medicamento junto com café, leite
e suplemento de cálcio. Após meses de acompanhamento,
permanece com níveis elevados de TSH. O farmacêutico suspeita
de falha terapêutica relacionada ao uso incorreto. A explicação
mais provável, nesse caso, é:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Durante uma investigação epidemiológica, um município
identificou aumento de casos de tuberculose e de hanseníase.
O farmacêutico da rede pública foi solicitado para avaliar o
fornecimento dos medicamentos utilizados nesses tratamentos.
Considerando os componentes da assistência farmacêutica,
pode-se afirmar que, nesse caso, trata-se do:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Um paciente em tratamento psiquiátrico utiliza fluoxetina e
inicia terapia com tramadol após procedimento cirúrgico. Após
alguns dias, apresenta agitação, tremores, hiperreflexia e febre. O
farmacêutico é chamado para avaliar e identifica possibilidade de
síndrome serotoninérgica relacionada à interação farmacológica.
Diante do exposto, a explicação mais adequada é que o(a):
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A regulamentação dos ensaios clínicos estabelece critérios para a atribuição das responsabilidades institucionais e do patrocinador durante o desenvolvimento da pesquisa. Considerando os estudos iniciados pelo próprio investigador, assinale
a alternativa correta.
Provas
Questão presente nas seguintes provas
A gestão de uma farmácia hospitalar envolve a implementação de estratégias para
minimizar riscos associados ao uso de medicamentos. Um dos protocolos de segurança
mais importantes é a padronização da concentração de medicamentos de alta vigilância,
como os eletrólitos concentrados. De acordo com as diretrizes do Institute for Safe
Medication Practices (ISMP) e as boas práticas de segurança do paciente, assinale a
alternativa CORRETA sobre a conduta recomendada para o manejo desses medicamentos
na farmácia hospitalar:
Provas
Questão presente nas seguintes provas
Cadernos
Caderno Container