Foram encontradas 150 questões.
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
“Há poemas que contam histórias, contos que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas”.
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
“Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___ grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta de não ser filho de sangue da família que o criou”.
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
“Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois”.
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
“descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo”.
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Coluna 1
1. Advérbio.
2. Substantivo.
Coluna 2
( ) “Era alguém criado quase como filho”.
( ) “O quase atravessa a vida de todos nós”.
( ) “Não por acaso, a literatura também gosta dos quases”.
( ) “Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
“O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas”.
( ) Nessa situação de ocorrência, um sinônimo possível seria “intrigante”.
( ) Ao ser flexionada para o plural, pode haver alteração na pronúncia de uma de suas vogais.
( ) Trata-se de um adjetivo substantivado pelo emprego do artigo definido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
• “enquanto abordávamos ___ grandes temáticas da literatura”.
• “___ vezes, basta um instante para que a vida escolha outro desfecho”.
• “O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
I. As situações da vida reconhecidas pela autora como “quases” nos deixam sempre com uma sensação de frustração, pois se relacionam ao que não vivenciamos.
MESMO ASSIM
II. Em alguns momentos, embora não nos demos conta, esses “quases” podem, inclusive, significar a salvação de nossas vidas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Provas
As lições do quase
Por Helô Bacichette
Foi o escritor José Clemente Pozenato quem me apresentou, sem saber, um dos lugares
mais habitados da condição humana. Durante uma oficina literária, enquanto abordávamos ___
grandes temáticas da literatura, ele contou a história de um personagem consumido pela revolta
de não ser filho de sangue da família que o criou. Sua dor nascia menos da vida que vivera do
que daquela que imaginava ter perdido. Carregava uma pergunta impossível de responder:
“e se?”. Era alguém criado quase como filho.
O quase atravessa a vida de todos nós. Mora nas pequenas frustrações e nos grandes
acontecimentos: no amor que não encontrou o tempo certo, na palavra que morreu nos lábios,
no abraço adiado pelo orgulho, no perdão que chegou tarde demais.
Há também os outros quases. Quem cruzou a linha de chegada um segundo depois, quem
escapou da morte por um instante. Quem perdeu um ônibus, desistiu de um voo ou mudou de
caminho na última hora e, sem saber, alterou o rumo da própria história. ___ vezes, basta um
instante para que a vida escolha outro desfecho. Talvez essa seja sua beleza e também sua
melancolia: nunca saberemos quem teríamos sido se tudo tivesse acontecido de outro modo.
Não por acaso, a literatura também gosta dos quases. Eles são feitos da mesma matéria
Um pedaço de madeira é apenas madeira ou, nas mãos de uma criança, já é quase um barco?
Uma folha em branco é apenas papel ou quase um livro?
das perguntas. Quando li “Objeto Quase”, de José Saramago, o título passou a me acompanhar.
O quase habita os objetos, ___ espera de um olhar capaz de lhes revelar outras
possibilidades. Habita, igualmente, a própria literatura. Há poemas que contam histórias, contos
que respiram como poemas, romances feitos de pequenas crônicas. A literatura parece
desconfiar das fronteiras rígidas e preferir os lugares onde uma forma começa a se transformar
em outra.
O curioso é que o quase nunca aconteceu. Não oferece respostas definitivas. Ainda assim
permanece. Volta em noites silenciosas e inventa destinos paralelos, como se a imaginação
insistisse em escrever capítulos que a realidade recusou.
Quem sabe esta própria crônica seja quase um conto. Ou quase um poema. Talvez seja até
um quase de tudo isso. Afinal, desde aquela oficina com o saudoso escritor José Clemente
Pozenato, descobri que a literatura é um dos lugares onde os quases continuam vivendo. E é por
isso que ela continua a nos perguntar: “e se?”.
(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/helo-bacichette/noticia/2026/07/as-licoes-do-quase-cmrz4vd8v01sj014c4d62vmy5.html – texto adaptado especialmente para esta prova).
I. O que a autora chama de “quases” pode ser traduzido como uma possibilidade de realidade que, de fato, não existiu.
II. O grande motivo para o sofrimento do personagem da história contada por José Clemente Pozenato era imaginar que a vida que levara era uma farsa.
III. A força do quase reside no fato de que nossa mente repetidamente se dedica à criação de realidades diferentes daquela que efetivamente vivemos.
Quais estão corretas?
Provas
Caderno Container